(11) 2066.0077

Cadastre-se para receber novidades por e-mail

Utilizaremos seus dados exclusivamente para comunicações da nossa empresa.
Ao informar meus dados concordo com a Política de Privacidade.

Categorias

Postado por: Soraya Falbo
  • Tamanho da fonte:
  • A
  • A

O papel social das empresas no desenvolvimento de pessoas

A importância da responsabilidade social e ambiental nas empresas cresce cada vez mais. Cuidar do meio ambiente, das comunidades ao seu entorno e adotar melhores práticas de governança tornou-se uma obrigação das organizações e já não são mais vistas como diferenciais. E, este valor pode ser entregue para a sociedade de diversas formas, sendo o desenvolvimento de pessoas uma delas.

Mas, qual é de fato o papel social das empresas no desenvolvimento de pessoas? Como ele pode ser exercido na prática?

Um pouco do contexto do que é ser socialmente responsável

Para começarmos a esmiuçar um pouco mais a respeito do papel social das empresas, vale retroceder com relação à origem do termo responsabilidade social.

As primeiras manifestações que receberam apoio e incentivo surgiram na década de 50, com publicações de livros sobre o tema e a criação de associações interessadas em responsabilidade social. O objetivo era tentar compensar e principalmente estudar os impactos negativos que algumas empresas provocavam. Hoje, o conceito de ser socialmente responsável é encarado de outra forma e tem um significado muito mais amplo e, até mesmo prático, no mundo corporativo.

A responsabilidade social está muito mais ligada aos valores e às políticas de atuação de uma empresa do que ao compromisso pessoal de um benfeitor, ou seja, o objetivo vai além do conceito de filantropia e passa a ser um agente transformador, capaz de proporcionar mudanças substanciais na sociedade.

Espera-se cada vez mais que as organizações contribuam de alguma maneira para o desenvolvimento social e que vá além da geração de empregos. Isso envolve a capacitação e o incentivo, não só dentro, como fora dos seus muros.

Atuando no desenvolvimento da comunidade

Quando falamos de desenvolvimento de pessoas, não necessariamente estamos nos referindo ao que é oferecido aos colaboradores, ou seja, ao público interno.

Embora essas ações tenham um papel muito relevante no sentido de capacitar e formar pessoas cada vez mais aptas a escalonarem as suas carreiras, o papel social das empresas nesse sentido pode e deve ir além.

Isso inclui o desenvolvimento das comunidades onde estão inseridas. Ou seja, envolver-se na criação de programas que consideram a natureza, a economia, a educação, a saúde, as atividades locais, a mobilidade urbana e outros fatores relevantes para a sociedade.

Mas isso só ocorre quando empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo, praticando a responsabilidade social corporativa.

Trazendo um exemplo prático de exercício da responsabilidade social

A educação é a base para o desenvolvimento humano e a oferta de programas educacionais aos jovens e adultos possibilita o aperfeiçoamento de habilidades e a inserção de muitas pessoas, algumas vezes em estado de vulnerabilidade, no mercado de trabalho.

Exatamente com o objetivo de ser de fato socialmente responsável a que é Guima Conseco criou o Instituto Guima, há sete anos. A instituição sem fins lucrativos atua no cotidiano não só dos colaboradores, como das comunidades das regiões onde a companhia está presente, sempre com um compromisso em prol da responsabilidade social.

Para isso, promove ações que fomentam práticas culturais e esportivas, além de viabilizar iniciativas de apoio psicológico e de inserção da população carente no mercado de trabalho.

Uma dessas vertentes de atuação, é o desenvolvimento de pessoas. O projeto Gerando Futuro foi criado com o objetivo de capacitar a população para atuar na área de facilities, tanto para atender uma demanda interna de profissionais na Guima, como para serem lançados no mercado em geral, mas a ideia principal é oferecer oportunidades para que as pessoas consigam se reinventar e transformar suas vidas. Os cursos que serão ministrados incluem limpeza hospitalar, limpeza predial, portaria e recepção.

Cerca de 2,9 mil vidas foram impactadas por um ou mais projetos e ações do Instituto Guima ao longo desses anos. A organização acaba de ganhar uma sede própria com salas de capacitação, espaço para atendimento psicológico e uma área que simula um ambiente hospitalar, que permite a formação prática.

11 comentários em “O papel social das empresas no desenvolvimento de pessoas

Eu sou operador de roçadeira

Soraya Falbo disse:

Olá, agradecemos o interesse em fazer parte da nossa equipe. Para se candidatar a uma vaga, você pode se cadastrar no site: https://www.guimaconseco.com.br/ clicando no botão “Trabalhe Conosco”.

A Guima é uma empresa maravilhosa trabalhei 3anos e onde meses fui dispensada porque o médico do trabalho pediu pra mim transferir pro setor mais leve mais preferiu mim dispensa estou muito triste porque tem setor pra mim colocar eu preciso trabalhar

Soraya Falbo disse:

Olá Neuma, ficamos feliz em saber o quanto você gosta da Guima.
Caso queira formalizar seu descontentamento, você deve entrar em contato com nosso atendimento pelo Canal de Denúncias, localizado em nosso site http://www.guimaconseco.com.br

Eu tenho 20 anos estou à procura de emprego tem mais de dois anos e gostaria que você vendeu essa oportunidade por favor eu só quero trabalhar

Daniel disse:

Oi sou funcionário da guima
Estou querendo uma oportunidade de líder

Soraya Falbo disse:

Bom dia, Daniel! No momento nós não temos essa informação.

Daniel gomes disse:

Oi sou funcionário da guima
Estou querendo uma oportunidade de líder ……..por favor

Soraya Falbo disse:

Bom dia, Daniel! No momento nós não temos essa informação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar com a Guima Conseco
Fechar
Aceitar tudo