(11) 2066.0077

Cadastre-se para receber novidades por e-mail

Utilizaremos seus dados exclusivamente para comunicações da nossa empresa.
Ao informar meus dados concordo com a Política de Privacidade.

Categorias

Postado por: Soraya Falbo
  • Tamanho da fonte:
  • A
  • A

Engenharia Clínica: Como a Guima Conseco pode ajudar os hospitais na manutenção do parque de equipamentos?

A área de engenharia clínica tem uma grande importância dentro de um estabelecimento de assistência à saúde (EAS), como hospitais, clinicas, laboratórios, entre outros, pois se trata do setor responsável por manter e gerenciar o parque tecnológico, garantindo que todas as tecnologias utilizadas para o atendimento do paciente funcionem perfeitamente, com qualidade e segurança.

Não basta tecnologia, é preciso zelar pela vida útil

Um trabalho de excelência na área de engenharia clínica, visa organizar todo o parque de equipamentos de forma sistemática. Isso inclui instalar as máquinas assistenciais de saúde e seus acessórios, efetuar e acompanhar, com evidências, os ensaios de aceitação de cada uma delas, e também seus históricos, rastreabilidades e atualizações.

O time responsável pela área, zela pela vida útil dos equipamentos médico-hospitalares, realizando atividades gerenciais e estratégicas, além do acompanhamento e análise de intervenções. Também faz parte das atribuições da equipe a emissão de pareceres, justificativas técnicas, relatórios e ARTs, e o apoio na criação de indicadores gerenciais para monitorar os trabalhos de gestão de equipamentos, realizando o acompanhamento on-line e criando planos de ação sempre que necessário, buscando viabilizar os ajustes identificados, bem como o plano de treinamentos.

Outro papel relevante, é a avaliação e o apoio na elaboração dos projetos de preparação das condições ambientes, evitando transtornos oriundos de aquisições de equipamentos incompatíveis com o espaço físico e instalações disponíveis.

Os benefícios de uma área de engenharia clínica bem estruturada

A organização de um setor de engenharia clínica permite o controle e redução de custos com aquisições indevidas, através da identificação adequada quando determinada a obsolescência de cada equipamento, além da colaboração na incorporação de novas tecnologias e a preservação dos investimentos nas instituições, bem como evitar paradas em todo parque, o que pode gerar o desperdício de recursos e afetar diretamente na qualidade do atendimento ao paciente.

A identificação da necessidade de conservação e reparo, a implantação de planos de manutenções programadas, tais como calibração, teste de desempenho e análise de segurança, qualificação térmica e validação, garantem a segurança e a eficácia no uso das tecnologias em benefício do paciente. Isso porque todas essas intervenções permitem aprimorar a qualidade dos serviços ofertados pela instituição, reforçando o comprometimento com a missão de atender às necessidades terapêuticas dos usuários e promovendo melhorias de qualidade na assistência.

Expertise ampla em saúde

A Guima Conseco, referência no mercado nacional de facilities, está presente em mais de 800 unidades de saúde em todo o Brasil, e tem mais de 30 anos de expertise nesse setor.

A empresa de full facilities management atua com base em rígidos padrões e protocolos de segurança para o desenvolvimento de atividades na área de limpeza e higienização hospitalar, recepção, engenharia de manutenção e engenharia clínica. Ou seja, consegue auxiliar as instituições de saúde de forma ampla e com elevado conhecimento.

No caso de engenharia clínica, a Guima Conseco propõe um plano de trabalho exclusivo, aderente às necessidades de cada instituição, baseado em metodologias definidas, conforme o RDC/ANVISA nº  590/21, bem como a NBR 15943:2011 e demais resoluções que determinam critérios para definição e execução das etapas de gerenciamento das tecnologias em saúde sob a responsabilidade da área.

Além de atender as disposições normativas vigentes, o plano é elaborado com base em um inventário que identifica a quantidade, localização e qualidade dos equipamentos médicos existentes. Esse, é o ponto de partida para estabelecer os demais passos da gestão e viabilizar a implantação de um planejamento estratégico de tecnologias.

A equipe de engenharia clínica da Guima é altamente capacitada para desenvolver atividades para a gestão do parque de equipamentos, controles da manutenção preventiva e corretiva, bem como a execução conforme a estrutura técnica.

Entre em contato e saiba mais!

2 comentários em “Engenharia Clínica: Como a Guima Conseco pode ajudar os hospitais na manutenção do parque de equipamentos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar com a Guima Conseco
Fechar
Aceitar tudo