(11) 2066.0077

Cadastre-se para receber novidades por e-mail

Utilizaremos seus dados exclusivamente para comunicações da nossa empresa.
Ao informar meus dados concordo com a Política de Privacidade.

Categorias

Postado por: Soraya Falbo
  • Tamanho da fonte:
  • A
  • A

Manutenção predial: por que ela nunca deve ser negligenciada?

Manutenção predialA manutenção predial torna os edifícios mais seguros e confortáveis, independente do segmento de atuação, diminuindo os riscos de acidentes e evitando interrupções no funcionamento das atividades da empresa, além de valorizar o local.

Os serviços englobam tudo o que envolve a estrutura física de um edifício. E, ao contrário do que muitos pensam, não incluem a parte de manutenção corretiva dos equipamentos.

Entenda mais sobre o funcionamento, atuação da área, motivos pelos quais este serviço não deve ser negligenciado e também sobre as vantagens de terceirizar esse tipo de trabalho.

Para começar, o que é manutenção predial?

A manutenção predial trata-se de um conjunto de atividades com o principal propósito de manter e, até mesmo, aumentar a vida útil de uma edificação, oferecendo condições seguras para os usuários e identificando possíveis problemas antecipadamente. Ela deve considerar os fatores ambientais, possíveis desgastes de sua utilização normal e até mesmo intercorrências inesperadas, como rachaduras e vazamentos, que podem provocar algum tipo de degradação nas condições originais de um empreendimento, seja ele comercial ou residencial.

Independentemente do tempo de existência, ter esse cuidado é primordial.  A manutenção predial não deve ser dispensada nem mesmo em estruturas novas e recém-inauguradas. O objetivo é que ela atue em eventuais problemas, visando garantir que tudo esteja funcionando em conformidade com o previsto.

Manutenção predial e de equipamentos são duas áreas distintas

O conceito de manutenção é abrangente e de extrema importância em vários contextos, pois envolve verificações funcionais, reparos e/ou substituição de dispositivos, equipamentos e maquinário, dentro de uma determinada infraestrutura.

É exatamente por esse motivo que a manutenção predial se difere da manutenção de equipamentos. Enquanto a primeira cuida de tudo o que é estrutura, a segunda é responsável por garantir que os equipamentos estejam em boas condições de uso.

Para exemplificar, quando citamos uma estrutura central de ar-condicionado, toda a parte de limpeza, conservação, verificação da disponibilidade dos equipamentos e também da área no qual eles estão instalados, fica a cargo da manutenção predial. Já quando é identificado alguma necessidade de reparo ou de substituição de peça, a responsabilidade passa a ser de uma empresa especializada em refrigeração.

Entendendo melhor o que faz parte das atribuições da área de manutenção predial

O projeto de manutenção, seja ele predial ou de equipamentos, precisa estar em dia com as exigências técnicas, além de sofrer revisões periódicas, evitando a paralisação dos serviços e, consequentemente, transtornos financeiros e comerciais.

O time de manutenção predial deve seguir um planejamento de ações, previstas de acordo com a estrutura do edifício, suas necessidades, tipo de negócios e até mesmo tempo de construção. Essas rotinas ajudam a apontar quando cada componente da infraestrutura precisa ser revisado.

Entre os itens revisados nesses check-ups contínuos estão: a pintura de estruturas internas e fachadas, checagens de redes elétricas, hidráulicas, esgoto e gás, limpezas de caixa d’água, pinturas em fachadas, estruturas de ar-condicionado, trocas de componentes que passaram da validade etc. Reformas, ampliações e até mesmo mudanças estruturais no espaço também fazem parte das atribuições.

No caso dos hospitais, durante o período pandêmico, por exemplo, algumas instituições hospitalares precisaram transformar suas áreas administrativas em novos leitos, ou em unidades de terapia intensiva, e a área de manutenção predial teve uma participação crucial nesse período.

A norma técnica para a gestão de manutenção predial é a NBR 5674, que estabelece os procedimentos de orientação para organizar um sistema de manutenção de edificações, considerando que a gestão deve incluir a preservação das características originais do prédio e prevenção da perda de desempenho gerada pelo desgaste dos sistemas, elementos ou componentes.

Vantagens de terceirizar

Embora a manutenção predial seja uma responsabilidade do proprietário ou condomínio que faz a gestão do local, ela pode ser terceirizada.

Deixar para quem entende do negócio, embora pareça clichê, é sempre é uma boa saída, pois permite uma maior eficiência na alocação dos recursos e melhores indicadores de desempenho.

Uma empresa especialista, além de ter seu quadro técnico devidamente registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA-SP, está sempre atualizada em relação aos melhores processos (equipamentos, produtos e mão de obra) e tem acesso às tecnologias de última geração. E, o foco de investimento será sempre em seu negócio, que no caso é facilities. Ademais, quando se terceiriza um serviço, você elimina todo o trabalho de mão de obra e de passivo trabalhista.

A Guima ConSeCo registrada no CREA sob número 03581-10, conta com uma equipe técnica e operacional com vasta expertise em manutenção predial para diversos segmentos, atendendo tanto à rede pública quanto a privada. Sua equipe de engenheiros busca soluções constantes para melhorar o dia a dia das operações, fazendo uso de novas tecnologias e softwares de gestão de serviços que permitem a atualização em tempo real e a análise completa dos serviços planejados e/ou executados. Além disso, a Guima ConSeCo têm trabalhado para ampliar sua atuação, implementando escopos multisserviços, agindo com dinamismo, velocidade de adaptação e elevada especialização.

A empresa possui diversos contratos de full facilities management, que combinam diferentes tipos de serviços, conforme as necessidades dos clientes. Conta com equipes especializadas e altamente capacitadas para atender a todos os tipos de negócios com excelência, qualidade, tecnologia e segurança, auxiliando os clientes a viabilizarem o funcionamento de toda estrutura de maneira sólida, produtiva e econômica.

Além da engenharia de manutenção, a Guima possui soluções personalizadas em portaria e controle de acesso, recepção, administração, logística, copeiragem, limpeza técnica, limpeza e higienização hospitalar, caixa d’água, controle de pragas, trabalho em altura, jardinagem e muito mais.

Tudo isso é resultado de uma empresa sólida que atua no mercado desde 1988, buscando diariamente o crescimento sustentável, além de ser qualificada por diversas certificações.

Entre em contato e veja como podemos ajudá-lo: https://www.guimaconseco.com.br/servicos/terceirizacao-engenharia-e-manutencao#

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar com a Guima Conseco
Fechar
Aceitar tudo