(11) 2066.0077

Cadastre-se para receber novidades por e-mail

Utilizaremos seus dados exclusivamente para comunicações da nossa empresa.
Ao informar meus dados concordo com a Política de Privacidade.

Categorias

Postado por: Soraya Falbo
  • Tamanho da fonte:
  • A
  • A

Como promover a sustentabilidade na indústria de facilities?

A sustentabilidade social é um dos pilares do conceito “Environmental, Social and Governance” (ESG) — termo que tem ganhado cada vez mais destaque nas pautas e reuniões corporativas. E seu objetivo é reduzir as desigualdades sociais e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Recentemente, o Pacto Global da ONU no Brasil, em parceria com a Stilingue e a consultoria Falconi, realizou um estudo intitulado “Como está a sua agenda ESG?”, que revelou o cenário de ESG no país.

De acordo com o levantamento feito com 190 organizações dos setores público, privado e terceiro setor, 78,4% delas já incorporaram o ESG em suas estratégias de negócio.

No entanto, fica a questão: como ser uma empresa no setor de facilities verdadeiramente sustentável?

Ao longo do tempo, existiu o equívoco de associar sustentabilidade apenas a ações ambientais ou à redução do consumo de carbono. Mas, em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), os quais compõem uma agenda global para a construção e implementação de políticas públicas com o objetivo de guiar a humanidade até 2030. Cinco dos seis primeiros objetivos estão relacionados às pessoas. E, consequentemente no setor de facilities, na área de limpeza e conservação, o principal ativo são as pessoas.

Afinal, contar com profissionais saudáveis, tanto fisicamente quanto emocionalmente, gera benefícios para as empresas — reduzindo os índices de absenteísmo e turnover — e para a sociedade como um todo.

Compreendendo a sustentabilidade social e suas dimensões

A busca por um equilíbrio entre as necessidades sociais, econômicas e ambientais de uma comunidade define uma ação socialmente sustentável. Além disso, a sustentabilidade social engloba a promoção do bem-estar das pessoas, a justiça social, a igualdade de oportunidades e a proteção dos direitos humanos, levando sempre em consideração os impactos nas gerações atuais e futuras.

Alguns aspectos fundamentais da sustentabilidade social são:

  1. Justiça social: garantir igualdade de oportunidades, inclusão social e combate à discriminação e desigualdades.
  2. Qualidade de vida: buscar o bem-estar e a melhoria da qualidade de vida das pessoas, proporcionando acesso a serviços essenciais, como saúde, educação, moradia adequada e emprego digno.
  3. Participação comunitária: incentivar a participação ativa da comunidade nas decisões que afetam suas vidas, promovendo a democracia participativa e fortalecendo os laços sociais.
  4. Respeito aos direitos humanos: assegurar que os direitos fundamentais das pessoas sejam respeitados e protegidos, incluindo os direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais.
  5. Responsabilidade social corporativa: encorajar as empresas a adotarem práticas socialmente responsáveis, respeitando os direitos dos trabalhadores, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade e minimizando os impactos negativos de suas atividades.
  6. Desenvolvimento local: promover o desenvolvimento sustentável em nível local, levando em consideração as características e necessidades específicas de cada comunidade, respeitando sua cultura, conhecimentos tradicionais e valores.

A sustentabilidade social está intrinsecamente ligada às dimensões ambientais e econômicas. Esses aspectos são interdependentes e devem ser abordados de forma integrada para alcançar um desenvolvimento verdadeiramente sustentável.

Como promover a sustentabilidade social na indústria de facilities

Investir em ações que promovam o desenvolvimento e bem-estar das pessoas no setor de facilities vai além do aspecto social; também implica uma importante transformação de posicionamento no mercado. Por muito tempo, o trabalho terceirizado foi estigmatizado como subemprego, e são poucas as empresas que adotam uma abordagem voltada para a sustentabilidade social.

Iniciativas e projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são fundamentais para obter evidência e, acima de tudo, para promover uma sociedade mais justa. E a Guima Conseco tem direcionado seus esforços nesse sentido.

Com o intuito de orientar suas ações e desenvolver o pilar “S” de ESG (Environmental, Social and Governance), foi criado o Instituto Guima. A empresa é a única no setor de facilities e property management a ter uma organização sem fins lucrativos com esse propósito.

O programa Gerando Futuro, por exemplo, criado em 2020, está relacionado aos ODSs de erradicação da pobreza, educação de qualidade, trabalho decente e crescimento econômico, bem como redução das desigualdades. Esse programa capacita pessoas em situação de vulnerabilidade social nas áreas de facilities, além de acelerar a diversidade e inclusão.

A criação do Gerando Futuro surgiu em resposta a alguns desafios. Na época, houve uma busca por profissionais de limpeza hospitalar devido ao aumento da demanda nas instituições de saúde. Ao mesmo tempo que os índices de desemprego aumentaram, e muitas pessoas não tinham qualificação para esse tipo específico de trabalho, que difere da limpeza convencional tanto em aspectos técnicos quanto nos produtos utilizados.

Diante desse contexto, o Instituto Guima projetou um módulo de treinamento abrangendo limpeza, conservação e higienização hospitalar, e o aplicou nas comunidades selecionadas — vale ressaltar que o programa capacita as pessoas para trabalharem em locais próximos de suas casas.

Dos inscritos no projeto, 90% concluíram o programa e 57% foram contratados pela Guima. Além disso, destacam-se os seguintes resultados:

  • Redução da taxa de SLA de contratação;
  • Aumento da taxa de retenção: 75% das pessoas que participaram do Gerando Futuro continuam na empresa;
  • Promoção da cultura organizacional;
  • Contribuição para a sustentabilidade social da empresa.

Mas como engajar e manter essas pessoas na empresa? É aí que entra outro programa do Instituto, que está alinhado aos ODSs de saúde e bem-estar, trabalho decente, crescimento econômico e redução das desigualdades. O chamado Fique Bem, trata-se de um canal de atenção psicossocial voltado para a promoção da saúde mental, totalmente gratuito e sigiloso, exclusivo para colaboradores.

O programa ajuda as pessoas com questões relacionadas à saúde mental, preenchendo essa grande lacuna existente. Dessa forma, o Fique Bem permite uma análise detalhada de características que muitas vezes passam despercebidas.

Em 2023, o Instituto ampliou seus recursos voltados para a promoção e prevenção da saúde mental dos colaboradores, além de garantir direitos e promover a cidadania. Durante o primeiro semestre, houve cerca de 100 novas adesões e 1.200 atendimentos.

A ideia é que todos se sintam acolhidos e apoiados, e, para garantir a efetividade do programa, novas ações foram implementadas. Agora, representantes do programa visitam colaboradores pessoalmente para esclarecer dúvidas, apresentar os benefícios e abordar outros aspectos cruciais na superação de possíveis barreiras, ampliando, assim, a adesão.

A nova dinâmica utiliza indicadores para selecionar os contratos e promover a visita de psicólogos. Além disso, o canal de atendimento já existente continua funcionando normalmente, com psicólogos disponíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Entre os resultados alcançados, destacam-se:

  • Redução do absenteísmo;
  • Redução da rotatividade: apenas 14% das pessoas que participam do programa deixam a empresa;
  • Redução dos custos relacionados a afastamentos por problemas de saúde;

Retenção de pessoas por meio da adesão ao programa.

Outros projetos em andamento

Em conclusão, a Guima Conseco tem se dedicado a promover a sustentabilidade social por meio de diversos projetos e ações. Além da UniGuima — a universidade corporativa que capacita e qualifica os colaboradores —, através do Instituto Guima, ela lançou um programa de diversidade e inclusão empresarial.

Nessa jornada contínua, envolveu o reconhecimento de indicadores, estabelecimento de parcerias estratégicas, formação de comitê e embaixadores da diversidade, criação de políticas e guias de comunicação inclusiva, bem como treinamentos de conscientização.

A abordagem da empresa em relação à diversidade e inclusão é orgânica e baseada na meritocracia, com o objetivo de garantir o acesso e a permanência em posições de destaque, alinhadas ao plano de carreira e progressão.

Na Guima Conseco, há um compromisso sólido em promover a sustentabilidade social em todas as suas ações e continuar avançando na direção de um futuro melhor para todos(as).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar com a Guima Conseco
Fechar
Aceitar tudo