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Postado por: Soraya Falbo
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Como investir no desenvolvimento das lideranças pode impactar, positivamente, a gestão no setor de facilities

Um líder tem papel fundamental no dia a dia de uma organização. E, como isso vale para as mais diversas áreas de uma empresa, independente de atuação, a gestão dos serviços de facilities é uma figura de igual relevância.

Cada vez mais, ter à frente das operações e dos negócios uma liderança bem preparada, com as competências e habilidades necessárias desenvolvidas, influencia diretamente nos resultados e faz toda a diferença na relação colaborador, cliente, pares e fornecedores. E, não falamos somente das habilidades técnicas, mas também consideramos as habilidades comportamentais.

É exatamente sobre esses impactos que falaremos nesse conteúdo, compartilhando um pouco da experiência da Guima Conseco com o desenvolvimento de lideranças.

Esclarecendo a figura do líder

No dicionário, a palavra líder tem diversas definições. Porém, vale mencionar aqui uma em específico, que define como: Indivíduo que exerce influência no comportamento ou no modo de pensar de alguém.

Isso porque o papel do líder é mais do que só definir metas, analisar o resultado e determinar um plano estratégico. Uma boa liderança não apenas conhece o negócio e domina todas as habilidades técnicas da área em que atua.

Estamos falando daquela pessoa que orienta o seu time, reconhece as qualidades dos colaboradores, estimula a interação entre a equipe, passa segurança e confiança, sabe dar e receber feedbacks e constrói um plano de desenvolvimento para seus liderados.

Desta forma, o líder precisa ser exemplo e um multiplicador de conhecimentos, utilizando-se das melhores técnicas em gestão de pessoas e inteligência emocional.

É fato que existem pessoas com vocação para serem líderes, mas ter motivação também faz a diferença. Além disso, existem competências, em especial as soft skills, que precisam ser constantemente desenvolvidas para que, de fato, essa liderança marque presença na operação e na execução dos serviços, sendo crucial quando tratamos do assunto facilities.

Líder bom é líder preparado

Não existe desenvolvimento de um líder de equipe sem capacitação, isso é crucial. É por isso que grandes empresas investem mais e mais em soluções para fazer seus líderes atingirem o sucesso.

Uma liderança bem desenvolvida é essencial para entregar melhores resultados e elevar a performance da empresa. Para os negócios, faz toda a diferença poder contar com a gestão de pessoas que demonstram autoconhecimento, que sabem lidar bem com as próprias emoções e com as emoções dos que estão ao seu redor.

Assim como sua capacidade técnica para gestão de pessoas e conflitos, seu olhar estratégico e o seu conhecimento específico em relação ao negócio gerido, também agregam valor e refletem em resultados positivos.

Tanto o conteúdo técnico disponível em um Programa de Desenvolvimento de Liderança (PDL), quanto a troca de experiências e conhecimentos com os demais líderes, é o que contribui para a formação de um líder.

Mas, o que isso muda quando você é o cliente e terceiriza uma prestação de serviço na área de facilities, por exemplo? A verdade é que contar com uma liderança bem preparada é bom para todos os lados.

Influencia diretamente no dia a dia, no engajamento de todo o time, no desenvolvimento de uma comunicação mais eficiente, na retenção de talentos, na redução da taxa de turnover e na solução de conflitos internos.

Mas, é também o líder quem tem a responsabilidade de garantir uma experiência incrível para o cliente. O que, ao final, contribui para um melhor posicionamento de marca, aumento da competitividade, maior possibilidade de crescimento, reconhecimento no mercado e maior engajamento nas campanhas de marketing.

Em outras palavras, para quem presta o serviço, ajuda a perpetuar a relação com o cliente contratante. Já para quem contrata reflete em ter um posto de trabalho com o clima agradável e, até mesmo, livre de problemas trabalhistas.

O que a Guima ConSeCo tem feito para desenvolver as suas lideranças?

Com mais de 12 mil colaboradores, atuando em diversas regiões do país, tanto no segmento público como privado, a Guima ConSeCo implementou um programa de desenvolvimento para o time de liderança, baseado em três pilares.

O primeiro é o pilar de pessoas. Isso porque a empresa acredita ser primordial que os líderes estejam preparados para desenvolver, capacitar, engajar e reter os talentos. Com isso, os colaboradores tornam-se mais motivados e preparados para alcançar resultados ainda melhores, gerando mais vantagem competitiva e diminuindo o índice de rotatividade.

Um bom líder consegue criar uma equipe de alta performance, aumentando sua produtividade, qualidade de vida no trabalho e estimulando uma cultura de aprendizagem. Também, é preciso inspirar e incentivar a colaboração entre os membros do time. O que, no final das contas, acaba refletindo diretamente em quem contrata os seus serviços, que conta com pessoas muito mais motivadas e produtivas.

Já no pilar resultados, uma das prioridades é enfatizar a importância do trabalho do líder interligado com o dos seus liderados, a fim de que os objetivos estratégicos sejam alcançados. Esse pilar também envolve um profundo conhecimento sobre o modelo de negócio, processos da empresa e do mercado. Isso porque cabe ao líder esclarecer, acompanhar, disseminar as metas, especificar o que é esperado de cada integrante do time e celebrar os resultados com eles.

Já no pilar cliente, leva-se em consideração que o líder tem um papel significativo no atendimento ao cliente, como direcionar o time com o suporte necessário para que as atividades sejam executadas, delegar tarefas, ser um bom mediador de conflitos ao tomar decisões rápidas, eficientes e sem favoritismo.

Além disso, os líderes devem tomar decisões baseadas em dados, estudar o comportamento e a jornada do cliente, acompanhar as tendências do mercado, desenvolver empatia e humildade, conhecer bem a equipe e a empresa, atualizar os conhecimentos constantemente, planejar e definir metas alcançáveis para toda a equipe e ter atenção com o pós-venda.

Para todos esses pilares, a Guima Conseco desenvolveu em um ciclo de aprendizado contínuo na Universidade Corporativa UniGuima, contendo módulos que trazem para a liderança as competências necessárias para conduzir bem esses temas no dia a dia.

São todos esses aspectos que contribuem para que a empresa se garanta como referência nacional no segmento de facilities e atue em diversas regiões do País, com mais diversos segmentos há 35 anos. Além de ser considerada uma das melhores empresas para se trabalhar com o selo GPTW (Great Place to Work).

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