(11) 2066.0077

Cadastre-se para receber novidades por e-mail

Utilizaremos seus dados exclusivamente para comunicações da nossa empresa.
Ao informar meus dados concordo com a Política de Privacidade.

Categorias

Postado por: Soraya Falbo
  • Tamanho da fonte:
  • A
  • A

Manutenção de áreas verdes: O papel da terceirização em garantir a conservação desses espaços.

Manutenção de áreas verdes

É cientificamente comprovado que viver em uma área urbana com espaços verdes tem um impacto positivo na saúde e bem-estar mental das pessoas. No entanto, seja em locais como: praças, condomínios, parques, ruas, prédios, avenidas, clubes, entre outros, é preciso pensar em como manter esses espaços saudáveis e bonitos com a manutenção de áreas verdes, além de todo o planejamento prévio para a criação dessa área.

Quando falamos em manutenção de áreas verdes, algumas questões precisam ser observadas, como: O que precisa ser feito? Qual a melhor época para podar as plantas? Quais detalhes precisam ser considerados? Como lidar com pragas?

A importância de espaços verdes

Nada como olhar pela janela e deparar-se com plantas, árvores e flores bem cuidadas. Essa sensação não é somente relacionada ao ponto de vista visual ou pela alegria que a beleza da natureza proporciona. As áreas verdes também favorecem a qualidade do ar, possibilitando uma respiração mais limpa e sadia. Afinal, as plantas quebram todo o excesso de CO² (dióxido de carbono) que as atividades humanas liberam.

Ou seja, além de melhorarem as condições do ar, as plantas também regulam a temperatura e bloqueiam os raios solares ultravioleta, proporcionando uma melhoria na qualidade de vida, de forma geral. Inclusive, pessoas que residem próximas às áreas verdes sofrem menos com o estresse e doenças respiratórias. Também existem evidências, que provam que essa proximidade traz outros inúmeros benefícios físicos, psicológicos e mentais à saúde, como o próprio convívio social e a prática de exercícios físicos.

Outro ponto favorável é o fato de, nos dias de tempestades, as árvores maiores agirem como uma proteção a mais atraindo as descargas elétricas naturalmente. Além disso, os espaços arborizados garantem, no caso de condomínios, conforto e saúde para os moradores e um excelente retorno sobre o investimento para os donos dos imóveis. E esses benefícios estão sendo cada vez mais perceptíveis. Tanto que os projetos de paisagismo atualmente são bastante valorizados e inseridos como prioridade na maioria dos empreendimentos imobiliários.

Entendendo a complexidade de fazer a manutenção de áreas verdes

Tendo como exemplo espaços menores, como as nossas próprias casas, é preciso investir tempo e cuidado para manter as plantas vivas e bonitas.

Além de técnicas específicas de jardinagem e o conhecimento de engenharia agronômica, a manutenção de áreas verdes também envolve outro desafio: lidar com as questões climáticas. E muitas vezes, somente a paixão por plantas e pela natureza não são suficientes para garantir o sucesso dessa atividade.

São necessários alguns procedimentos para que as áreas verdes mantenham-se sempre saudáveis, como poda, corte, irrigação, semeadura, adubação, tratamento de solo, prevenção e controle de pragas, dentre outros cuidados.

Além disso, é preciso considerar que cada espécie demanda um tipo específico de cuidado, isso inclui desde o adubo utilizado, passando pela frequência da irrigação, e até a periodicidade da poda. A ausência de uma manutenção adequada, pode resultar não só em um local visualmente não-atrativo, como os prejuízos financeiros. Em alguns casos corre-se o risco de perder o plantio.

A criticidade é um fato, e faz com que a procura por empresas especializadas em manutenção de áreas verdes cresça cada dia mais, seja em condomínios, clubes ou administrações públicas.

Como a Guima Conseco pode ajudar?

Como visto anteriormente, a manutenção de áreas verdes é um trabalho que deve ser conduzido por especialistas. O planejamento, a implantação e a manutenção de um jardim necessitam não só de bom gosto, mas também de técnicas adequadas e um serviço especializado.

A Guima Conseco tem vasta experiência na prestação desta modalidade de serviços, atendendo tanto ao segmento público quanto o privado a partir de soluções customizadas, independente do tamanho da área a ser conservada e do número de colaboradores necessários.

Ela atua com conservação e suporte completo para áreas verdes; controle de pragas; fertilização; desenvolvimento e execução de projetos. Tudo sempre contando com a assessoria de engenheiros agrônomos e acompanhamento técnico. Isso porque a terceirização da manutenção de áreas verdes, traz consigo todos os benefícios de se delegar à um terceiro tarefas que não fazem parte do core business de sua empresa, incluindo mão de obra extremamente especializada para desempenhar essas tarefas.

Atualmente a Guima Conseco possui contratos tanto na área pública quanto no setor privado, em diversas regiões do Brasil onde, inclusive, tem expertise e ampla atuação na terceirização de toda a gestão condominial, o que também é uma grande vantagem.

Entre em contato e veja como podemos ajudá-lo: https://www.guimaconseco.com.br/servicos/terceirizacao-manutencao-areas-verdes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar com a Guima Conseco
Fechar
Aceitar tudo