(11) 2066.0077

Cadastre-se para receber novidades por e-mail

Utilizaremos seus dados exclusivamente para comunicações da nossa empresa.
Ao informar meus dados concordo com a Política de Privacidade.

Categorias

Postado por: Soraya Falbo
  • Tamanho da fonte:
  • A
  • A

Gestão condominial e a terceirização de facilities: Entendendo as vantagens

A gestão condominial é tão complexa quanto a de uma empresa. Afinal, os condomínios atuais transformaram-se praticamente em clubes. Piscina, salão de festas, salão gourmet, academia, espaço pet, espaço kid, pista de cooper, quadra, entre outros ambientes. Ou seja, uma estrutura enorme e com muitas áreas a serem mantidas e administradas.

Para garantir segurança, conforto, tranquilidade e claro, o mínimo de inconvenientes possíveis para os moradores, tudo precisa funcionar perfeitamente. E isso requer uma distribuição de funções nos mais diversos setores, com profissionais especializados.

Ao síndico, se aplica a tarefa de gerenciar tudo isso. E se alguma dessas responsabilidades não forem cumpridas, podem ocorrer desde a insatisfação dos condôminos até implicações e sanções legais.

Deixar para quem entende do negócio, embora pareça clichê, é sempre uma ótima alternativa.

Porém, existem ainda algumas dúvidas que pairam em relação à terceirização de facilities nos condomínios, inclusive a respeito do que é permitido ou não, por lei. Além, das vantagens e facilidades que isso traz.

O que pode e o que não pode ser terceirizado na gestão condominial

Como mencionado antes, são muitos os serviços envolvidos, dentre eles: portaria, vigilância, zeladoria e serviços gerais, incluindo a limpeza e manutenção das áreas comuns, jardinagem, controle de pragas, pequenos reparos, ronda diurna e noturna, monitoramento, recepção, controle de entrada e saída, orientação de moradores, dentre outras tarefas.

Antes da chamada Lei da Terceirização entrar em vigor, não era permitida a contratação de trabalhadores terceirizados para as atividades-fim de uma empresa. No caso dos condomínios, podemos citar como exemplos os serviços de zeladoria e administração interna.

Essa regulamentação, felizmente, mudou. A gestão condominial tem a liberdade de contratar a mão de obra para qualquer uma das atividades a serem realizadas.

No entanto, as soluções mais utilizadas de terceirização em condomínios são as de limpeza, portaria, manutenção predial, jardinagem, controle de pragas e suporte administrativo.

Como funciona a terceirização em condomínios?

O modelo de contratação é o mesmo que em qualquer outra área, as considerações também. Nesse caso, o condomínio é o responsável por pagar pelos serviços prestados pela empresa encarregada. Com este valor, está incluso todo o material e estrutura necessária para a execução das tarefas definidas em escopo, tanto no que se refere a mão de obra, como produtos e equipamentos.

No caso dos colaboradores, inclui não somente os salários e horas extras, como todos os impostos e encargos. A empresa contratada fica responsável também por montar a escala de trabalho no condomínio, treinar os colaboradores e substitui-los quando necessário.

Entre as principais atribuições da empresa de facilities, estão:

  • Colaboradores treinados para cada função;
  • Desenvolver uma escala inteligente e econômica para o condomínio;
  • Treinamento de colaboradores;
  • Prover os equipamentos e materiais de trabalho necessários;
  • Oferecer direcionamento e feedbacks para os funcionários.

Conheça 4 vantagens da terceirização para os condomínios

Foco total

Ao contar com a terceirização em condomínios, o gestor transfere a tarefa de selecionar, treinar e gerenciar a mão de obra para a empresa contratada. Isso garante o foco em processos essenciais, como o funcionamento da estrutura, a comunicação com os moradores, a mediação de conflitos, a realização e fiscalização de procedimentos burocráticos e administrativos.

Profissionais qualificados

Outra vantagem da terceirização em condomínios é a certeza da capacitação dos profissionais que executam as atividades. Isso porque os prestadores de serviços são responsáveis pelo treinamento de todo o time que estará no dia a dia exercendo suas funções.  Desta forma, os níveis de serviços e qualidade das tarefas são mais elevados.

Alta disponibilidade

Outro aspecto importante a frisar é que, nesse modelo de contratação, as empresas realizam a rápida substituição de funcionários nos casos de faltas ou ausências. Isso significa que o bom andamento do condomínio não é prejudicado.

Mão de obra própria ou terceirizada

Para executar a atividade, é possível escolher se deseja mão de obra própria ou terceirizada. Isso depende do escopo de serviço contratado e dos recursos disponíveis.

Cuidado na escolha do fornecedor da gestão condominial

Como você pôde comprovar, a gestão condominial conta com uma série de detalhes que não podem passar despercebidos. Diante de tanta complexidade as terceirizadas contribuem para manter toda a estrutura funcionando, valorizando ainda mais o local.

Daí, a importância de contratar empresas idôneas e monitorar o desempenho de colaboradores, de modo que ao detectar problemas, a gestão do condomínio possa solicitar melhorias por parte da prestadora.

A Guima ConSeCo está apta para desenhar as melhores soluções para apoiar a gestão condominial, adequando às necessidades e especificidades. Além de possuir certificações que garantem a qualidade dos serviços propostos.

As soluções abrangem portaria e controle de acesso, recepção, engenharia e manutenção, controle de pragas, limpeza técnica, trabalho em altura, jardinagem, entre outros serviços.

Sua elevada especialização e capacitação permite atender com excelência, qualidade, tecnologia e segurança para todos os tipos de negócios, auxiliando os clientes a viabilizarem o funcionamento de toda estrutura de maneira sólida e produtiva.

5 comentários em “Gestão condominial e a terceirização de facilities: Entendendo as vantagens
Matheus disse:

Quero trabalhar muito sou um menino muito dedicado

Soraya Falbo disse:

Boa tarde, agradecemos o interesse em fazer parte da nossa equipe. Para se candidatar a uma vaga, você pode se cadastrar no site: https://www.guimaconseco.com.br/ clicando no botão “Trabalhe Conosco”.

Marcia leonssio trindade disse:

Boa tarde. Estou disponível para ser a empresa
Com dedicação. Combrindo as normas .
Disponível a trabalhar finais de semana.
E horário.
Já conheço a empresa de nome, por sinal uma empresa forte no ramo.
Meu sonho trabalhar com voceis.

Soraya Falbo disse:

Olá, agradecemos o interesse em fazer parte da nossa equipe. Para se candidatar a uma vaga, você pode se cadastrar no site: https://www.guimaconseco.com.br/ clicando no botão “Trabalhe Conosco”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar com a Guima Conseco
Fechar
Aceitar tudo