(11) 2066.0077

Cadastre-se para receber novidades por e-mail

Utilizaremos seus dados exclusivamente para comunicações da nossa empresa.
Ao informar meus dados concordo com a Política de Privacidade.

Categorias

Postado por: Soraya Falbo
  • Tamanho da fonte:
  • A
  • A

Controle de pragas: crucial para a saúde dos colaboradores e dos negócios

controle de pragasEm um cenário em que falamos, o tempo todo, sobre nos mantermos saudáveis, a qualidade do ambiente que trabalhamos e oferecemos aos nossos colaboradores é cada vez mais importante.

Diminuir a circulação de patógenos e prover uma desinfecção eficiente, são medidas que precisam sempre ser tomadas, em especial, em períodos de pandemia.

Porém, essas não devem ser as únicas preocupações. Existem outras situações que devemos prestar atenção. Hoje a maioria dos ambientes são considerados críticos, devido ao alto nível de sujeira das cidades. Por isso, o controle de pragas, é uma ação crucial em empresas dos mais variados segmentos.

Entenda um pouco o que significa esse controle e o quão importante são essas medidas para as empresas.

Para que serve o controle de pragas?

Cupins, formigas, baratas, ratos e outras pragas são assuntos assustadores para a maioria das pessoas. Mas, fora a paúra, já parou para pensar o impacto que podem trazer às empresas e aos estabelecimentos comerciais, se não controlados devidamente?

Ao mesmo tempo em que esses animais são importantes e têm o seu papel na natureza e no ciclo de vida, eles podem trazer danos ao patrimônio e ainda oferecerem riscos à saúde da população.

São inúmeras as doenças transmitidas pelas pragas.  Entre elas, destacam-se diarreias, alergias, tifo, hepatite, transmissão de vírus e fungos, dengue, malária, febre-amarela, choque anafilático, leptospirose, hantavirose e, mais recentemente, o zika vírus.

Além dos problemas relacionados diretamente à saúde da população, o comprometimento de ambientes e destruição de estruturas é outro fato importante.

Os cupins, por exemplo, são animais que geram transtornos e colocam estruturas prediais em risco. Isso resulta em gastos com reformas imprevistas e até possíveis acidentes.

Controle de pragas exige planejamento

É fato que um controle de pragas eficiente deixa qualquer local mais higiênico e ajuda a evitar doenças.

Desta forma, o primeiro passo para iniciar esse tipo de serviço, é ter um mapeamento do local, para assim, saber os dias e períodos mais adequados para que o controle seja feito com segurança. A partir disso, os passos mais simples são feitos, como a instalação de telas nas janelas e checagem dos ralos.  Essa medida é fundamental para manutenção do serviço e para impedir a proliferação de insetos.

Se após o término, aparecer qualquer tipo de praga, o controle deve ser realizado em caráter de emergência. A atenção deve ser ainda maior em áreas críticas, como hospitais, laboratórios, unidades de saúde e serviços de alimentação, sujeitos a regulamentações bem mais rígidas.

Para o controle, normalmente, são utilizados os serviços de barreira química e pulverização, tanto na parte interna, como na externa. Todo o procedimento é feito em quadrantes. Além disso, nas áreas externas são colocados os chamados porta-isca.

Além de tudo, temos a limpeza de caixa d’água como aliada do controle de pragas. Um trabalho é complemento do outro. A limpeza de caixa d’agua segue a norma CVS011 (Portaria Nº 011 de 21 de julho de 2011 que dispõe sobre a vigilância sanitária da qualidade da água para consumo humano nas frentes de trabalho e dá outras providências).

Como e quando realizar controle de pragas 

Para a realização desses serviços, a área precisa estar livre de pessoas e só é permitido retornar ao local, depois de oito horas. No caso de ambientes que não podem ficar isolados por todo esse tempo, é utilizado um tipo de gel, totalmente inodoro, colocado nos cantos dos ambientes, em locais estratégicos e não visíveis.

A empresa responsável pelo trabalho deve orientar a respeito da melhor periodicidade e da validade do serviço. Em prédios comerciais ocorrem geralmente a cada seis meses. Em cozinhas e hospitais, por exemplo, a validade é menor: três meses.

Importante lembrar que, a ANVISA condiciona a autorização e o alvará de funcionamento à realização do controle de pragas.

A importância de um parceiro especializado no controle de pragas

Em vista disso, é importante contar com prestadores de serviços treinados, inclusive para atuar em altura – alguns casos incluem descida de barrancos e esgotos.

Também é mandatória a utilização de EPIs adequados, estando em total aderência a norma CVS09 (Portaria Nº 09 de 16 de novembro de 2000 para empresas prestadoras de serviço em controle de vetores e pragas urbanas, do Centro de Vigilância Sanitária).

A Guima Conseco conta com uma equipe altamente qualificada e amparada por recursos inovadores que atuam diretamente no Controle de Pragas de forma assertiva, segura e ecologicamente correta. Entre em contato conosco.

 

8 comentários em “Controle de pragas: crucial para a saúde dos colaboradores e dos negócios
Cheila disse:

Meu comentário é um apelo que vocês me contrate, sou agente de conservação e limpeza, mas tô precisando com a máxima urgência de um trabalho! Obrigado pela atenção!!

Soraya Falbo disse:

Olá, agradecemos o interesse em fazer parte da nossa equipe. Para se candidatar a uma vaga, você pode se cadastrar no site: https://www.guimaconseco.com.br/ clicando no botão “Trabalhe Conosco”.

Kelcilene pessoa disse:

Quero muito trabalhar com vcs 😞

Soraya Falbo disse:

Olá, agradecemos o interesse em fazer parte da nossa equipe. Para se candidatar a uma vaga, você pode se cadastrar no site: https://www.guimaconseco.com.br/ clicando no botão “Trabalhe Conosco”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar com a Guima Conseco
Fechar
Aceitar tudo