(11) 2066.0077

Cadastre-se

Categorias

Postado por: Soraya Falbo
  • Tamanho da fonte:
  • A
  • A

Mensuração do valor agregado da limpeza hospitalar

Estudo publicado recentemente pela Associação Mundial da Indústria da Limpeza ratifica em que medida a limpeza profissional é real e mensurável no resultado financeiro das organizações

 

A segurança e a saúde de pacientes e funcionários na área hospitalar estão intimamente ligadas aos cuidados de limpeza e desinfecção do ambiente. Estima-se que a higienização adequada evita a proliferação de bactérias e pode reduzir até 80% das contaminações. Em estudo publicado pela ISSA (Associação Mundial da Indústria da Limpeza), os resultados mostram quanto é possível ter de retorno financeiro e produtivo na instituição por meio da limpeza profissional. Ao considerar que, em média, um funcionário se ausenta do local de trabalho 7,7 dias por ano, a queda da produção é reduzida em 54% e o atendimento ao paciente cai 39%. Ao tratar profissionalmente a limpeza, a contaminação de superfícies por vírus reduz 62%; o absenteísmo, 46%; ou seja, há aumento de 2 a 8% na produtividade, o que gera valor real e mensurável para a organização.

Carlos Guimarães, presidente da Guima Conseco, alerta que hoje, a limpeza de hospitais no Brasil é uma prática regulamentada pela Anvisa. E, entre todas atividades da limpeza profissional, é a que requer o grau mais extremo de especialização. “Uma das maiores preocupações em um hospital é o giro de leito e a entrega deste ambiente totalmente desinfectado, de forma rápida e eficiente”, enfatiza. Segundo o Ministério da Saúde, no país mais de 280 mil unidades prestam serviços de saúde e cerca de 6,6 mil hospitais demandam limpeza profissional.

Nesse contexto, retomando a pesquisa da ISSA, 6 de 10 entrevistados consideram a limpeza a métrica mais importante no quesito satisfação, seguida por valor, velocidade e conveniência, e 94% tendem a não retornar ao local caso encontrem banheiros sujos. Manter a limpeza adequada das instalações agrega valor à marca por gerar a percepção de cuidado, segurança e qualidade. Além disso, requer investimento básico, quando comparado ao retorno obtido.

A tecnologia é forte aliada nessa avaliação de resultados e promove o aumento de 8% de produtividade, agilidade e mobilidade do serviço. Empresas de facilities, que contam com profissionais especializados e treinados, dispõem de ferramentas e soluções que transformam instituições de saúde em espaços mais seguros para pacientes, colaboradores e visitantes – inclusive no durante e pós pandemia. É o caso da Guima ConSeCo, que conta com a tecnologia Byoplanet, equipamento de última geração para aplicação do produto Desinfec Vital, para desinfecção eletrostática de ambientes. O equipamento oferece a solução de aplicação de spray direcional, atingindo e tratando maiores áreas de superfície.

Com o Desinfec Vital, elimina-se os microrganismos através da alteração química de alguns aminoácidos que contém enxofre; retira-se um elétron do aminoácido; substitui-se com eficácia produtos indicados para desinfecção, além de ser um excelente custo benefício e diminuir riscos. Essa tecnologia elimina 99,9% de bactérias, vírus, mofos e fungos no ambiente e não causa nenhuma irritação respiratória, além de não possuir substâncias nocivas para o ambiente. Hospitais em todo o país estão adotando a pulverização eletrostática para descontaminar e garantir a segurança de seus espaços.

O mercado dispõe de inúmeras tecnologias que, aliadas ao cuidado com a saúde do paciente e dos colaboradores, contribuem para a melhoria do cenário atual da saúde. São investimentos necessários, de base, os quais resultam na qualidade de vida de toda a sociedade. É importante pontuar que é necessário atenção ainda maior à limpeza nas áreas de risco, como UTIs, centros cirúrgicos e prontos-socorros.

Confira os principais dados publicados pela ISSA: https://youtu.be/APyfvKgCQvc
A Guima Conseco é especialista em limpeza hospitalar e está pronta para impulsionar os resultados da área da saúde: www.guimaconseco.com.br

6 comentários em “Mensuração do valor agregado da limpeza hospitalar
Kessiane da Silva Leal Lima disse:

Olá Boa Tarde, gostaria de fazer parte da empresa e aprender com os mesmo e a cada dia evoluir

Soraya Falbo disse:

Olá, agradecemos o interesse em fazer parte da nossa equipe. Para se candidatar a uma vaga, você pode se cadastrar no site: https://www.guimaconseco.com.br/ clicando no botão “Trabalhe Conosco”.

Kessiane da Silva Leal Lima disse:

Olá boa tarde, me chamo Kessiane gostaria muito uma oportunidade e aprender cada dia com a empresa e evoluir!

Soraya Falbo disse:

Olá, agradecemos o interesse em fazer parte da nossa equipe. Para se candidatar a uma vaga, você pode se cadastrar no site: https://www.guimaconseco.com.br/ clicando no botão “Trabalhe Conosco”.

DAIANE MAGALHAES CARVALHO disse:

Oi gostaria fazer parte da empresa

Soraya Falbo disse:

Olá, agradecemos o interesse em fazer parte da nossa equipe. Para se candidatar a uma vaga, você pode se cadastrar no site: https://www.guimaconseco.com.br/ clicando no botão “Trabalhe Conosco”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar com a Guima Conseco
Fechar