Cadastre-se para receber novidades por e-mail

Utilizaremos seus dados exclusivamente para comunicações da nossa empresa.
Ao informar meus dados concordo com a Política de Privacidade.

Categorias

Postado por: Soraya Falbo
  • Tamanho da fonte:
  • A
  • A

Limpeza e higienização de clínicas e consultórios: por que a especialização é importante?

Engana-se quem pensa que contar com uma equipe treinada, regras e processos muito bem estabelecidos de limpeza e higienização deve ser uma preocupação exclusiva de grandes clínicas e hospitais. Independente do porte, os cuidados das empresas da área de saúde devem ser os mesmos. Mas, qual a maneira correta de fazer a limpeza e a higienização de clínicas e consultórios?

Entenda as especificidades e os cuidados exigidos por esses ambientes para garantir a segurança tanto de colaboradores como de e pacientes.

Cada um com sua especialidade

Começar um novo negócio no Brasil não é uma tarefa fácil. Na área da saúde então, isso é ainda mais complexo. São muitos detalhes, investimentos, necessidades, equipamentos e processos a serem implementados.

Seja pela facilidade ou mesmo por uma questão de custos, a estrutura da limpeza acaba sendo muitas vezes delegada a alguém de confiança.

Entendendo as especificidades da limpeza e higienização de clínicas e consultórios

A limpeza não é um luxo da área da saúde: é uma necessidade absoluta. Em comparação ao mercado corporativo, as clínicas, em especial, as odontológicas ou àquelas que realizam algum procedimento estético e envolvem o uso de materiais perfurocortantes, exigem um padrão muito mais elevado de limpeza para evitar a disseminação de doenças e infecções.

A começar pela descontaminação da matéria orgânica, que visa eliminar micro-organismos de forma imediata, requer o uso de EPIs específicos e um protocolo cuidadoso com produtos adequados para a realização do procedimento. No entanto, mesmo os consultórios médicos, devido à alta circulação de pessoas, requerem também cuidados especiais. A ideia é seguir os mesmos padrões executados em áreas críticas, semicríticas e não críticas de grandes instituições de saúde.

O uso correto de EPIs é um ponto fundamental. Mais do que isso, é obrigatório durante as atividades, incluindo, calçados de segurança (que devem ser usados com meias de algodão com cano longo), óculos e luvas.

As luvas de látex devem ser higienizadas antes e após cada procedimento e para cada área e atividade a ser realizada é indicado um tipo e cor deferente (exemplo, amarelo para mobiliário; verde para banheiros; descartáveis para limpeza de matérias orgânicas). Importante também que alguns locais e objetos, como copos, materiais descartáveis, bebedouros, maçanetas, torneiras, corrimão e interruptores nunca sejam tocados pelos profissionais quando eles estiverem utilizando luvas.

Estar atento aos riscos biológicos, mesmo em ambientes pequenos, é sempre muito importante. Por isso, o descarte do lixo é outro aspecto relevante na limpeza.  A começar pelo armazenamento, usando cores diferentes para resíduos comuns e/ou infectantes e caixas para descarte dos perfurocortantes. É importante nunca deixar ultrapassar 3/4 do volume de lixo na embalagem e, no momento da coleta, o conteúdo na lixeira sempre deve ser observado. Antes do descarte, os sacos devem ser amarrados e nunca compactados e a embalagem deve ser levada sempre longe do corpo até o local de armazenamento. Lembrando sempre que, pequenos acidentes, podem gerar grandes estragos.

Sobre a limpeza concorrente, ela deve ser iniciada pelos locais mais limpos, sempre de cima para baixo e de dentro para fora. Varrer o chão a seco não é uma boa prática, visto que aumenta o número de partículas de pó no ar. Para a limpeza, é recomendado a utilização de baldes, esponjas, fibras, panos, MOP’s, pulverizadores, rodos de alumínio e produtos químicos adequados e autorizados pela ANVISA.

É fundamental colocar avisos nas paredes e em pontos estratégicos, indicando locais de lixo e a importância de higienizar as mãos antes e após entrar no consultório. Durante a limpeza, também é importante fazer o uso das placas sinalizadoras para indicar pisos úmidos e escorregadios.

Disponibilizar sabonete líquido (de preferência germicida), álcool em gel e toalhas descartáveis na área de atendimento e consultórios ajuda no combate de microrganismos e no controle de infecções cruzadas. O responsável pela limpeza deve verificar regularmente a reposição desses materiais.

Por que é tão importante zelar pela limpeza e higienização em clínicas e consultórios?

A limpeza e higienização de clínicas e consultórios é de extrema importância para garantir a segurança de pacientes, profissionais de saúde, colaboradores e visitantes que circulam por esses locais. A falta de higiene adequada pode ser um fator de risco para a transmissão de diversas doenças, incluindo infecções respiratórias, gastrointestinais e até mesmo doenças mais graves.

Além disso, ao higienizar adequadamente esses lugares, estamos contribuindo para a prevenção da contaminação cruzada e das infecções hospitalares, que são um grande problema de saúde pública. Essas infecções são causadas por micro-organismos que se desenvolvem em ambientes hospitalares e podem ser transmitidas por diversos meios, como equipamentos, superfícies, alimentos e até mesmo pessoas.

Portanto, zelar pela limpeza e higienização das clínicas e consultórios é uma medida fundamental para a segurança e bem-estar de todos os envolvidos na prestação de cuidados em saúde. É fundamental que instituições de saúde, independente do porte, adotem medidas rigorosas de higiene e desinfecção, além de capacitar seus profissionais ou contratar empresas para atuar de forma segura e responsável nesse cenário. Dessa forma, é possível garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável para todos.

A terceirização pode ser uma saída

De forma geral, o cuidado com a limpeza necessita ser fiscalizado e regulado. Por isso, na maioria das vezes, contar com o apoio de uma empresa especializada costuma ser sempre uma boa opção.

Isto garante que os funcionários que realizarão tais tarefas tenham recebido treinamentos prévios que os capacitem para evitarem quaisquer erros.

No entanto, quando isso não é possível, é importante, além de buscar uma pessoa especializada e dedicada exclusivamente às tarefas de limpeza, explicar os procedimentos de higiene para todos os funcionários.

Além disso, os auxiliares de limpeza precisam receber roupas e EPI’s apropriadas, como aventais, luvas, máscara e equipamentos ideais para a sua própria segurança. Também é importante buscar no mercado produtos específicos, capazes de garantirem a eficácia da limpeza e higienização das clínicas e consultórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar com a Guima Conseco
Fechar
Aceitar tudo