(11) 2066.0077

Cadastre-se

Categorias

Postado por: Soraya Falbo
  • Tamanho da fonte:
  • A
  • A

Guima ConSeCo realiza campanha permanente sobre a prevenção de acidentes com perfurocortantes

A ação ‘Pequenos acidentes podem gerar grandes estragosserá realizada para cerca de 5.200 colaboradores que atuam com serviços de limpeza em mais de 700 unidades de saúde

Os materiais perfurocortantes são objetos com partes rígidas ou agudas capazes de perfurar ou cortar, como agulhas, vidros, lâminas e seringas. Profissionais que atuam direta ou indiretamente com esses utensílios estão sujeitos a acidentes de trabalho. No ambiente de saúde, esse cenário é ainda mais delicado, pois expõe trabalhadores a um maior risco de acidente, além da possibilidade de adquirir infecções transmitidas pelo sangue.

De acordo com Anuário Estatístico da Previdência Social, o Brasil registrou 549,4 mil acidentes do trabalho em 2017. Os acidentes típicos representaram 75,50%; os de trajeto 22,34%, e as doenças do trabalho 2,15%. A área de saúde e serviços sociais teve maior participação nos acidentes típicos, com 15,86%.

Muitas vezes, esses acidentes podem ser prevenidos com a adoção de recursos de biossegurança, implantação de programas que atendam à Norma Regulamentadora 32 (NR-32) e atividades educativas sobre o tema. Pensando nisso, a Guima ConSeCo, referência nacional em terceirização de serviços e facilities, lançou em setembro deste ano a campanha ‘Pequenos acidentes podem gerar grandes estragos’.

O objetivo é contar com a colaboração do cliente interno para o descarte correto do material perfurocortante, para que os nossos funcionários possam executar a limpeza de modo seguro, assim como a coleta de resíduos.

Segundo Arturo Cláudio Cortez, diretor Operacional Adjunto da Guima ConSeCo, a campanha pretende atingir os mais de 5.200 colaboradores da empresa que são dedicados a prestação de serviços de limpeza na área da saúde. “A nossa meta é acidente zero. A ação deve motivar todos os indivíduos da organização, de gestores a funcionários, a estarem atentos aos aspectos de segurança no ambiente de trabalho”, afirmou.

 A campanha é permanente e irá acontecer em todas as 765 instituições de saúde em que a Guima ConSeCo está presente. “As ações seguirão o calendário de treinamento previsto em cada unidade e, sempre que necessário, iremos realizar novas orientações sobre a temática”, acrescenta Cortez. A empresa já realizava treinamentos e programas internamente sobre acidentes perfurocortantes com seus colaboradores. As unidades de saúde estão participando da elaboração e execução do projeto.

“Estamos realizando treinamentos teóricos e práticos, que são feitos individualmente ou em pequenos grupos. Além disso, elaboramos cartazes lúdicos e explicativos sobre o tema, que serão fixados nas unidades de saúde que prestamos serviços, reforçando a orientação de forma escrita e visual, sobre a forma adequada de manuseio dos resíduos e, consequentemente, a prevenção de acidentes”, completa o diretor. Os colaboradores também estão recebendo botons com frases de impacto sobre a campanha.

4 comentários em “Guima ConSeCo realiza campanha permanente sobre a prevenção de acidentes com perfurocortantes
Juliana valeria da silva disse:

Eu Juliana valeria tencontrar experiência na limpeza sei também fazem terminal e sei bater máquina não tenho problemas com hora não

Soraya Falbo disse:

Olá, agradecemos o interesse em fazer parte da nossa equipe. Para se candidatar a uma vaga, você pode se cadastrar no site: https://www.guimaconseco.com.br/ clicando no botão “Trabalhe Conosco”.

Soraya Falbo disse:

Olá, agradecemos o interesse em fazer parte da nossa equipe. Para se candidatar a uma vaga, você pode se cadastrar no site: https://www.guimaconseco.com.br/ clicando no botão “Trabalhe Conosco”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar com a Guima Conseco
Fechar