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Postado por: Soraya Falbo
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Gestão de saúde: como colocar em prática ações que impactam todos os stakeholders

Mais e mais, a gestão de saúde está entre as prioridades estratégicas das organizações brasileiras. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 1979, a atenção primária é a principal estratégia para que se alcance a promoção e a assistência à saúde e ao bem-estar das pessoas, inclusive dos trabalhadores.

Convém lembrar que, há algum tempo, saúde corporativa resumia-se à ação empresarial de contratar um plano de saúde e disponibilizá-lo aos seus colaboradores. Hoje, o conceito ganhou novas perspectivas.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) afirma que cuidar da saúde e do bem-estar dos funcionários deve ir além do plano de saúde e da implementação de processos de segurança e melhorias nas condições de trabalho. Também é preciso investir em propostas educativas contínuas, as quais estimulam a adoção de hábitos saudáveis e a criação de uma rede de atenção integral à saúde do trabalhador. Esse deve ser capaz de protegê-lo, de controlar os danos à sua vida, de prevenir doenças e de promover bem-estar — inclusive quando se trata de saúde mental e doenças crônicas.

Os benefícios disso se destinam a todos. De um lado, a gestão da saúde traz um conhecimento do perfil não só individual, mas coletivo. Do outro, o foco das companhias em prevenir, de maneira ampla, os problemas de saúde do trabalhador tem profundo impacto na transformação da qualidade de vida desse funcionário. Do mesmo modo, o engajamento, a manutenção da saudabilidade, o estado de ânimo e a produtividade do colaborador repercutem diretamente nos próprios contratos firmados pela empresa.

Mas, então, como concretizar essas ações? Como a familiaridade com público pode fazer a diferença?

O cenário da gestão de saúde corporativa no Brasil e a vantagem dos programas

Antes de abordar os melhores caminhos a serem seguidos, vale contextualizar um pouco do cenário. Apesar da gestão de saúde dos colaboradores não ser uma novidade, ela é, sim, um desafio. De acordo com especialistas, as empresas ainda estão em curva de aprendizado quanto à estrutura de seus programas.

No Brasil, ainda existe uma cultura muito enraizada, na qual as pessoas procuram o médico se adoecerem. Mas qual é o papel das empresas nesse cenário? Em especial, com o advento do conceito de empresas humanizadas — aquelas que se preocupam em afetar positivamente a vida de seus clientes, funcionários, fornecedores e investidores —, o envolvimento das instituições nas questões relacionadas à saúde física e mental de suas populações deve ser ainda maior, bem como os investimentos em programas e ações com foco na prevenção integral de problemas de saúde.

Essas medidas são tão importantes, pois trazem inúmeras vantagens para todos os envolvidos: para os colaboradores, para a empresa, para os clientes e, inclusive, para a operadora de saúde. A partir do momento em que diversos aspectos são identificados com antecedência, o cenário muda. E isso se reflete na redução de diversos custos. A vantagem de se atuar com a prevenção é despertar nas pessoas a responsabilidade que cada um tem consigo mesmo tanto no aspecto físico como no mental, além de chamar atenção para a relevância do autocuidado e para as influências positivas e negativas que isso tem na vida dos indivíduos.

A percepção de que a empresa zela pela saúde do colaborador e de sua família também é de extrema importância para a reputação dessa instituição, para a retenção de talentos, para a obtenção de bons resultados e para a manutenção de um quadro de pessoas que tenham produtividade e qualidade de vida. Ao mesmo tempo, a gestão da saúde influencia positivamente a experiência do trabalhador (employee experience), que também passa a se sentir muito mais valorizado.

De forma geral, entre os resultados que se pode alcançar, estão a melhora da saúde física e mental e da energia do colaborador; o aumento do nível de satisfação; a evolução no desempenho e no clima organizacional; a redução do estresse dos funcionários, da pressão, da incidência de acidentes de trabalho, do absenteísmo, dos atrasos, dos custos com doenças e seguro-saúde, das taxas de erros operacionais e retrabalhos e do turnover (a alta rotatividade de funcionários).

Um exemplo de como os programas de gestão podem funcionar na prática

Entendendo todo esse desafio e a importância estratégica social que esse contexto de prevenção em saúde tem atualmente, a Guima Conseco desenvolveu o programa Guima +Saúde, que tem como foco prevenir problemas de saúde de maneira ampla e, assim, cuidar melhor das pessoas.

A empresa vem, já há alguns anos, direcionando esforços nesse sentido. No entanto, com o programa, as ações tornaram-se ainda mais estruturadas e direcionadas.

Isso tudo só é possível conhecendo a população. Existem muitas situações nas quais algumas informações podem mudar completamente a vida dos colaboradores e proporcionar economias expressivas para todos os envolvidos.

Dessa forma, uma das primeiras ações foi o mapeamento de saúde, realizado através de uma pesquisa voluntária com todos os 10 mil colaboradores da Guima Conseco, alocados em todo o Brasil. O engajamento à iniciativa foi de 34%. A ideia foi conhecer o perfil dos colaboradores e entender as principais queixas, os motivos dos atestados, os fatores de riscos, entre outros aspectos relacionados ao estado de saúde dos trabalhadores para, a partir daí, montar um plano de ação estruturado que de fato conseguisse atender às necessidades específicas de sua população.

Hoje, o quadro de funcionários da Guima Conseco é formado por pessoas a partir dos 35 anos — sendo que 80% são mulheres. A mensuração dos dados identificou que os colaboradores ainda não têm muito bem enraizada essa cultura de saúde e de prevenção.

Entre as iniciativas promovidas, está a atuação de um auxiliar de enfermagem, que vai até os locais de trabalho e faz o atendimento individual dos colaboradores para entender os motivos pelos quais eles apresentaram os atestados médicos e se, de alguma forma, a empresa poderia ajudá-los. Trata-se de um procedimento de triagem que serve para identificar se o colaborador deve ser direcionado para a avaliação de um médico do trabalho ou de um especialista. Isso evidencia o cuidado que se tem com esse colaborador e, consequentemente, agrega resultados positivos, como a redução de idas desnecessárias ao pronto-socorro e de ausências no trabalho por esse motivo.

Importante ressaltar que os benefícios do Guima +Saúde têm sido perceptíveis para todos os envolvidos: colaboradores, clientes e a própria empresa. Do ponto de vista econômico, desde o início do programa, houve uma economia em horas de atestados médicos, ou seja, 187 mil horas de atestados a menos, comparado ao primeiro semestre de 2022 até outubro.

Também existem parcerias que ajudam os colaboradores a cuidar melhor de sua saúde. Com a MedSelect, por exemplo, viabiliza-se a realização de uma série de exames médicos e consultas com especialistas para prevenir possíveis doenças; com a NutriSaúde, é possível ajudar a mudança de hábitos alimentares por meio de consultas com nutricionistas; com o Sesc, os colaboradores podem ter acesso a diversas atividades físicas, o que os auxilia a acabar com o sedentarismo.

Já os colaboradores que precisam de atendimentos na área da dermatologia são encaminhados para a Associação Pele Saudável. Além disso, o próprio Instituto Guima oferece uma série de ações voltadas ao esporte e ao apoio psicossocial.

Ainda com foco na prevenção de doenças e reconhecendo o papel da vacinação nesse contexto, a Guima Conseco criou um programa de vacinação interna . Para tornar possível a organização do calendário vacinal, uma sala exclusiva foi criada para a realização dos procedimentos de imunização. O objetivo é atender tanto aos colaboradores como as pessoas que estão buscando uma oportunidade na empresa e precisam regularizar sua situação vacinal.

Em suma, a ideia é despertar e orquestrar mudanças de cultura e de hábitos em seus trabalhadores. Afinal, a gestão da saúde traz um amplo conhecimento do perfil, muito além do âmbito meramente individual, o que reflete de maneira positiva na qualidade de vida dos colaboradores e traz resultados não só para a Guima Conseco, mas para todos os contratos por ela firmados.

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