(11) 2066.0077

Cadastre-se

Categorias

Postado por: Soraya Falbo
  • Tamanho da fonte:
  • A
  • A

Seis motivos para contratar uma empresa especializada em trabalho em altura

O mercado tem reconhecido que a parceria com empresas especializadas para a realização desse serviço traz muitos benefícios para os negócios, principalmente em questões como regulação, equipamentos e segurança dos trabalhadores

 

O mercado de facilities vive uma constante expansão no mundo. Para se ter uma ideia, o setor está estimado em US$ 1,15 trilhão e seguirá em crescimento, é o que apontam dados de uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Facilities (Abrafac) em parceria com a GlobalFM e conduzida pela Frost & Sullivan em mais de 40 países de todos os continentes. Segundo o relatório, a estimativa é que o mercado brasileiro esteja estimado em US$ 16,4 bilhões.

A terceirização de serviços tem ganhado mais espaço dentro das empresas e não é à toa. A tendência é altamente relacionada às demandas por atividade de alta qualidade e redução nos custos de operação. Cada vez mais gestores estão atentos a esse movimento e buscam manter o foco na estratégia de negócios, deixando as preocupações secundárias com parceiros especializados.

O trabalho em altura é bastante requisitado quando o assunto é contratação de facilities e tem seguido a maré de crescimento do setor. O mercado tem reconhecido que a parceria com empresas especializadas para a realização desse serviço traz muitos benefícios para os negócios, principalmente em questões como regulação, equipamentos e segurança dos profissionais que realizam essa atividade. Inclusive, porque as quedas são uma das principais causas de acidentes de trabalhos graves e fatais, tanto no Brasil quanto no mundo.

Existem diferentes modalidades e funções entre as atividades em altura –como o limpador de fachada e o alpinista industrial – e a compreensão dessa variedade é fundamental, tanto para a capacitação, quanto para a aquisição de equipamentos necessários. Por isso, uma das peças-chave para excelência no trabalho em altura é a realização de treinamentos constantes.

“A reciclagem do treinamento é importante para reforçar os conceitos de segurança sobre o trabalho em altura. Esse reforço serve para corrigir possíveis atos falhos que possam acontecer devido ao excesso de confiança do trabalhador, que pode surgir pela longa experiência na atividade”, explica Robson Pereira Ponce, engenheiro responsável pela Segurança do Trabalho da Guima ConSeCo, empresa que mesmo em um cenário de pandemia, capacitou cerca de 343 profissionais nessa área no primeiro semestre de 2020, seguindo as recomendações dos órgãos competentes de saúde.

Robson Ponce é um expert no trabalho em altura e listou algumas das principais vantagens que a terceirização desse é capaz de trazer às empresas. Confira:

  1. Redução de custos

Uma das vantagens mais evidentes é a redução das despesas, uma vez que preocupações com os custos de produtos, rescisões, trocas de funcionários, EPIs e outros serão da contratada. Para uma empresa que não é da área, manter um profissional qualificado para o serviço em altura é caro, pois exige treinamento constante.

  1. Melhores práticas

Utilização de produtos e equipamentos ambientalmente responsáveis e adequados. Os trabalhos são realizados com as melhores práticas na gestão de pessoas, com programas de educação sobre acidentes de trabalho e contamos com um departamento exclusivo para garantir a saúde e a segurança ocupacional dos nossos colaboradores.

  1. Cumprimento de normas

Esse serviço exige o cumprimento de normas como NR 6 (EPIs), NR7 (Saúde Ocupacional), NR18 (Construção Civil) e NR35 (Trabalho em Altura). Contratar uma empresa que conhece profundamente essas regulações é ter certeza de que o serviço será entregue com excelência. O trabalho em altura exige o preparo contínuo dos profissionais, que devem ser passar por uma reciclagem de treinamento a cada dois anos.

  1. Equipamentos adequados

Os principais são capacete com jugular, luvas, cinto de segurança, talabarte, mosquetão, trava-queda e cordas. A preocupação com a qualidade e análise dos equipamentos é necessária, pois são esses instrumentos que garantem a segurança do profissional e a qualidade do serviço. Ao se contar com uma empresa especializada, essa responsabilidade é da contratada.

  1. Profissionais capacitados

Prestadoras de serviços investem em treinamentos de equipes e em máquinas e equipamentos, além de terem os produtos químicos adequados para cada tipo de ambiente. A Guima ConSeCo possui uma divisão dedicada aos trabalhos em altura com mais de 30 anos de experiência e preparada para executar a limpeza com qualidade, eficiência e segurança.

  1. Prevenção de acidentes de trabalho

Com a aplicação de melhores práticas, cumprimento de normas, utilização de equipamentos adequados e profissionais bem capacitados, o resultado é a prevenção de acidentes de trabalho, além de estabelecer controles e fiscalizações rígidos para a garantia do bem-estar.

 

 

10 comentários em “Seis motivos para contratar uma empresa especializada em trabalho em altura
Lenita de Sousa disse:

gostaria de fazer parte da equipe de trabalho .

Soraya Falbo disse:

Olá, agradecemos o interesse em fazer parte da nossa equipe. Para se candidatar a uma vaga, você pode se cadastrar no site: https://www.guimaconseco.com.br/ clicando no botão “Trabalhe Conosco”.

Marco Rafael correia da silva disse:

Uma empresa muito boa de trabalha no ramo do trabalho

Soraya Falbo disse:

Ficamos felizes com seu comentário. Agradecemos o carinho.

Soraya Falbo disse:

Ficamos felizes com seu comentário. Agradecemos o carinho.

Soraya Falbo disse:

Ficamos felizes com seu comentário. Agradecemos o carinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conversar com a Guima Conseco
Fechar